quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

AS GLÓRIAS DOS SEIS GOSWAMIS DE VRINDAVANA

Vanavihari Devi Dasi

Compilado e editado a partir de textos védicos autorizados, o livro Seis goswamis é uma das mais belas obras de Chandramukha Swami, já na segunda edição. Publicado pela Sankirtana Books, ele apresenta a vida e as glórias de Srila Sanatana Goswami, Srila Rupa Goswami, Srila Raghunatha das Goswami, Srila Gopala Bhata Goswami, Srila Raghunatha Bhata Goswami e Srila Jiva Goswami. Tem como principais fontes duas obras clássicas – Sri Chaitanya-charitamrita, de Srila Krishna Das Kaviraja, traduzida do Bengali para o Inglês e comentada por Prabhupada, publicada pela Bhaktivedanta Book Trust, inclusive em Português, e Companheiros do Senhor Chaitanya, de Adi Keshava Dasa. Esta, por sua vez, inclui pesquisa realizada em diferentes escrituras devocionais autorizadas, tais como Kadacha, de Sri Murari Gupta; Sri Bhakti-ratnakara e Prema-vilasa, entre outros.

Os seis goswamis eram os discípulos mais íntimos de Sri Chaitanya Mahaprabhu e foram exemplos do mais elevado nível de prática de consciência de Krishna. Ficaram conhecidos como “os seis goswamis de Vrindavana”, porque, a pedido de Sri Chaitanya, fixaram residência na cidade sagrada Vrindavana, na Índia. Lá, eles escavaram os lugares onde o Senhor Krishna realizou seus passatempos e compilaram dezenas de livros que delinearam amplamente toda a estrutura do Movimento para a Consciência de Krishna. Segundo o autor de Seis goswamis, Chandramukha Swami, eles viveram um padrão de renúncia e desapego muito além da capacidade e compreensão de uma alma caída.

Além de ter revelado detalhadamente todos os pontos a respeito de bhakti-yoga, ou serviço devocional a Krishna e de terem estabelecido o modelo de conduta e comportamento devocional, em seus livros eles enalteceram as glórias do santo nome e condenaram os esforços em busca de felicidade material. Os seis goswamis de Vrindavana são citados em diferentes escrituras Vaishnavas, como Sri Gaura-ganoddesha-dipika e Archana-padati, na condição de mais íntimos servos eternos do Casal Divino Sri Radha e Krishna.

Segundo Srila Narottama Das Thakura, simplesmente por se lembrar dos nomes dos associados eternos do Senhor, obtêm-se os pés de lótus de Sri Chaitanya Mahaprabhu e a satisfação de todos os desejos. Assim, Chandramukha Swami concede esta misericórdia aos seus leitores, ao disponibilizar-lhes as glórias dos seis goswamis de Vrindavana.

Com 154 páginas, que incluem referências bibliográficas e glossário de termos em Sânscrito, encadernadas em brochura, trata-se de uma obra inigualável. Enquanto relata episódios da vida dos seis goswamis, Chandramukha Swami utiliza-se do enlevamento da linguagem poética, por meio da qual transporta o leitor para os locais sagrados pisados pelos santos. E, a cada interrupção da leitura, surpreende a saudade dos cenários descritos. Suas narrativas e descrições envolvem minuciosos e encantadores detalhes, que reproduzem as mais belas imagens de um mundo de amor, devoção e êxtase. Impossível descrever tanta emoção provocada pela leitura de Seis goswamis. Melhor mesmo é experimentá-la.


Chandramukha Swami reside em Teresópolis (RJ), onde coordena o Ashram Vrajabhumi, uma comunidade espiritual da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON), voltada para a disseminação da cultura e filosofia védica. Ele estreou como escritor em 1999 e como músico em 2001. Desde então, escreveu mais de 20 livros ligados à tradição filosófica dos Vedas e gravou mais de 10 CDs de mantras. Monge Vaishnava desde 1979, ele fez seus votos de Sannyasa – vida renunciada – em 1986, em Mayapur, cidade sagrada da Índia. Em 1997, recebeu o conceituado título de Bhakti-shastri, concedido apenas àqueles que demonstram grande competência na compreensão filosófica das escrituras védicas. Atualmente, divide seu tempo entre práticas espirituais em seu ashram e participações em diferentes seminários e eventos ligados a yoga, meditação, filosofia e espiritualidade aplicada, além de fazer apresentações musicais de mantras entoados em diversos ritmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário