quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

BREVE INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA VÉDICA


Por Adwaita Chandra Das (*)

A Astrologia Védica chamada de Jyotish, que em Sânscrito significa conhecimento da luz, é considerada a uma das ciências mais importantes na cultura da Índia, ela representa a luz de Deus.

No início da criação foi apresentada pela primeira vez à sociedade humana pelos sábios Parashara e Brigu muni, filhos do semideus Brahma – o criador do universo material. Desde então, a Astrologia Védica tem chegado aos tempos atuais de forma intacta, por meio do processo de sucessão discipular, ainda existente em escolas filosóficas tradicionais da cultura védica.

Famosa na antiguidade, por sua precisão em combinar Matemática, Astronomia, Filosofia e Mitologia. Sempre foi um conhecimento utilizado por grandes sábios e mestres do passado e do presente. Pois, tem-se revelado importante instrumento de observação das reações das atividades humanas ao longo do tempo.

Ela se fundamenta na lei do Karma, ou de causa e efeito, e considera conceitos filosóficos sobre o espírito, energia material, e a verdade última.

A ciência Astrologia observa a interação dos astros com os signos, casas e constelações estelares. Os astros são comparados a ministros do governo universal, responsáveis por atividades específicas no desenvolvimento do Universo. Além de influenciar os elementos materiais água, terra, fogo, ar e espaço, eles também agem no campo da energia sutil e influenciam mente e inteligência dos seres vivos.


Os astros ocupam funções importantes na organização universal, eles influenciam física e psicologicamente os seres vivos. De acordo com o conhecimento védico, os astros são presididos por divindades que possuem características pessoais. Por meio delas, os seres humanos desenvolvem aspectos específicos de comportamento.
Os signos são considerados localizações no espaço. Servem de residências para os planetas, de acordo com seus movimentos siderais. Influenciam o humor de cada astro, conforme a natureza de cada signo.

As casas representam os campos de atividades dos seres vivos, como saúde, trabalho, relacionamentos etc. São estabelecidas de acordo com os signos e distribuem-se em doze, determinadas pelo momento do nascimento.

As constelações são grupos de estrelas que dividem os signos em partes específicas e são regidas pelos planetas também. Elas são responsáveis pela característica particular de cada indivíduo independente do signo e também determinam os períodos planetários que regem a vida do nativo, o que facilita as previsões de possíveis acontecimentos.

Por meio de um mapa levantado a partir de cálculos matemáticos envolvendo data, horário, latitude e longitude da localidade de nascimento, podem-se observar as influências dos astros nas casas do mapa natal, que representam os vários campos de atuação do ser humano. Os signos e planetas combinados mostram o humor do desenvolvimento de cada casa.

A Astrologia Védica facilita a descoberta das potencialidades e limitações do indivíduo. Permite o autoconhecimento e a busca do equilíbrio físico, mental e emocional, por meio de várias técnicas e disciplinas. Também é utilizada para observar as influências dos astros nos momentos presente, passado e futuro. Isso possibilita a ação, de acordo com as circunstâncias. Ajuda a evitar desapontamentos e a indicar o momento mais propício para atividades profissionais, econômicas e afetivas.


(*)Adwaita Chandra Das é diretor do site www.culturavedida.com.br e pesquisador da cultura védica há vinte oito anos. Foi iniciado como sacerdote brahmana na tradição Vaishnava por Hrdayananda das Goswami Srila Acharyadeva, e no conhecimento do Jyotish por Kesava Swami. Nos últimos 15 anos, Chandra, como é conhecido, tem se dedicado à pesquisa sobre terapias alternativas que visem o bem-estar e equilíbrio entre mente, corpo e consciência. Em especial, a Gemoterapia, com elaboração de joias terapêuticas de acordo com a Astrologia Védica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário