quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

AS DEIDADES


Várias classes de devotos adoram a Deidades da Personalidade de Deus, de acordo com seus vários estágios de fé no Senhor. Um devoto avançado do Senhor Krishna compreende sua relação eterna de amor com o Senhor e, ao ver a Deidade como o próprio Senhor, estabelece uma relação eterna com a Deidade baseada no serviço amoroso a Ele.
Compreendendo que o Senhor Krishna seja uma forma eterna de bem-aventurança e conhecimento, um devoto fiel se compromete em adoração permanente à Deidade, instalando uma forma do Senhor feita em madeira, pedra, por exemplo, ou mármore.

O Senhor Krishna é uma pessoa, mas é a Pessoa Suprema e possui seus próprios sentimentos únicos. Pode-se facilmente agradar ao Senhor por meio do serviço devocional oferecido a Sua forma de Deidade. Por agradar ao Senhor, se pode progredir gradualmente na missão da vida humana e, eventualmente, voltar para casa, de volta ao Supremo, onde a Deidade pessoalmente aparece diante do devoto e o recebe o em Sua morada pessoal, conhecida em todo o mundo como o reino de Deus.

O princípio geral é que um devoto puro do Senhor entende que sua relação com a Deidade seja eterna. E quanto mais ele se rende em devoção amorosa à Deidade, mais pode compreender a Suprema Personalidade de Deus.


Entretanto, um devoto ainda perturbado pelo desejo material tende a ver o mundo como um objeto de satisfação dos seus sentidos. Esse devoto neófito pode não perceber a posição suprema do Senhor e pode até considerar o Senhor um objeto de seu próprio prazer. Por isso, o neófito deve oferecer serviço opulento à Deidade para que possa lembrar-se constantemente de que a Deidade é o Desfrutador Supremo e de que ele, o neófito, é simplesmente o adorador e o real objeto do prazer da Deidade. Em contraste, nunca um devoto avançado, fixo em consciência de Krishna, se esquece de que o Supremo Senhor é o desfrutador real e controlador de tudo. Um devoto de Krishna consciente não vacila na sua devoção ao Senhor Krishna.

FONTE: Trechos editados dos comentários de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, no Srimad Bhagavatam: 11.27.13 - 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário