domingo, 30 de dezembro de 2012

VENDA DE BHAGAVAD-GITA PARA COLABORAR COM A REFORMA DO MAIOR TEMPLO VAISHNAVA DA AMÉRICA LATINA

A Campanha Viva Nova Gokula ganhou reforço. Agora conta com a colaboração do site
www.emporiochandra.com.br na venda de livros para arrecadação de fundos para a restauração do Templo de Sri Radha Gokulananda. A obra destaque é Bhagavad-gita como ele é – poema épico da literatura védica. Trata-se de uma edição em capa dura, com o texto original em Sânscrito, no alfabeto Devanagari, com transliteração latina, tradução palavra por palavra e comentário de A. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, além de um glossário de expressões e um guia da pronúncia do texto em Sânscrito. Uma publicação da editora Bhaktivedanta Book Trust (São Paulo).

Universalmente conhecida como a joia da sabedoria espiritual da Índia, livro de cabeceira do estadista indiano Mohandas Gandhi, a Bhagavad-gita é tradicionalmente de grande relevância nas diversas correntes filosóficas hinduístas e recomendado como leitura obrigatória aos que buscam respostas para perguntas como: “Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? E o que estou fazendo aqui?”.

Bhagavad-gita significa 'canto do Senhor', 'cântico do Senhor', ou ainda 'canção do Senhor'. Escrito há cinco mil anos, este clássico védico consta de 700 dos mais de 100 mil versos do épico Mahabharata, composto em 18 livros e originalmente compilado pelo sábio Vyasadeva. Mahabharata conta a história de Bharata Varsa (Índia antiga), o império da dinastia Kourava (formada pelos Pandavas e Kurus), que controlava todos os reinos do mundo. A saga dessa dinastia retrata o apogeu e o início do declínio da cultura védica.

Localizado no sexto livro do MahabharataBhisma Parvan, a Bhagavad-gita é um diálogo entre os personagens Krishna e Arjuna, dois jovens primos e príncipes, a respeito de Bhagavan, a Suprema Pessoa, as jivas, entidades vivas, a natureza material (prakrti), o tempo eterno (kala) e a lei de causa e efeito das atividades realizadas pelas entidades vivas (karma). Nesse diálogo Krishna se apresenta como a Verdade Absoluta e instrui Arjuna a respeito desses assuntos.

Para os estudiosos do conhecimento védico, a Bhagavad-gita apresenta a essência dos Vedas. Na introdução da edição Bhagavad-gita como ele é, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada diz que a Bhagavad-gita é uma das escrituras védicas mais importantes. Ele explica:

“(...) Krishna informa a Arjuna que o Bhagavad-gita foi primeiramente falado ao deus Svrya (Sol), e ele o explicou a seu filho Iksvaku, e assim este sistema de Yoga foi transmitido através de sucessão discipular, um orador após outro. Porém, com o passar do tempo, ele se perdeu. Em consequência, Krishna tem de falá-lo de novo, desta vez a Arjuna, no campo de batalha de Kurukshetra.”


Ainda segundo Swami Prabhupada, os cinco tópicos básicos discutidos na Bhagavad-gita estabelecem que a Pessoa Suprema é maior que todos; que os seres vivos têm as mesmas qualidades da Pessoa Suprema; que a natureza material não é independente e age sob a direção da Pessoa Suprema; e que a relação entre os seres vivos e a natureza material é regulada pelas leis do tempo eterno e de causa e efeito (karma). O karma garante o sofrimento ou gozo de consequências resultantes das atividades praticadas pelas entidades vivas identificadas com a natureza material.

Para quem já caminha pela senda do autoconhecimento, Bhagavad-gita como ele é
da Bhaktivedanta Book Trust é leitura imprescindível. Para quem se inquieta com questões existenciais e a origem do Universo, pode ser um livro revelador. E quem já optou por praticar Bhakti Yoga encontrará nesta obra o amigo mais querido.

Vale à pena frisar que quem compra o livro Bhagavad-gita como ele é colabora com a reforma do Templo de Sri Radha Gokulananda e do Samadhi de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Para adquiri-lo, basta acessar http://www.emporiochandra.com.br/literatura/classicos-da-filosofia-vedica.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário